Bate-papo Com a Dubladora Mabel Cesar

Nesta terça-feira (14) o Telecine promoveu um bate-papo com a dubladora Mabel Cezar, responsável pela dublagem da personagem Minnie, por vídeo chamada para seus parceiros, e nossa colaboradora Giu participou do bate-papo e trouxemos um resumo do que rolou por lá.




A dubladora iniciou se apresentando: Mabel Cezar, dubladora e atriz a 25 anos. Logo após, Mabel disse que começou a dar aula de dublagem e não parou mais, tanto que acabou se aprimorando em todas as vertentes da dublagem.


Primeira voz feminina em emissora aberta, ela é uma profissinal da voz, ou seja, tudo o que um original da voz engloba, ela faz.



Após a breve introdução, o bate-papo abriu para perguntas. Durante as perguntas e respostas, descobrimos algumas coisas sobre dublagem:


•Eles dublam o que eles vêem (na hora da cena).


•Ela falou sobre dublar filme de terror, dizendo que é a mesma coisa de dublar qualquer outra coisa.


•Mabel disse que, quando o diretor de dublagem vai fazer as audições para escolher os dubladores, ele já tá cansado, pois ele já fez tantos testes e tá envolvido a tanto tempo que eles nao dão muitos detalhes na hora de falar com o dublador, mas se for uma coisa que o diretor ama, ele fala bastante (mesmo assim, a casos e casos)



•A dubladora também disse que não gosta muito de dublar filmes de terror, pois não é uma coisa que ela assista.


•Disse ainda que eles (dubladores) não podem se emocionar muito, pois se isso acontecer, fica complicado na hora de executar a dublagem, por isso eles precisam se conter.


•Mabel diz que gritos são dublados apenas no final, pois na hora de gritar, se machucar a voz, já dublaram o filme todo, então é mais tranquilo.


•Ela diz que a dublagem sempre deixou-a fora da zona de conforto, disse que "ela está sendo jogada no mar" (em suas próprias palavras).


•Mabel diz que o segredo da dublagens em animações é levar como se fosse um filme live-action.


•Uma curiosidade que contou é: quanto mais parecido o idioma original é com o português, mais difícil é de dublar.


•Em relação ao futuro da dublagem, Mabel diz que sempre vai ser importante, já que eles também não precisam ir até o estúdio sempre (graças à democratização da dublagem).


•Ela revelou que quando muda a voz do dublador na troca de temporadas de uma série, é porque deu problema ou aconteceu algo nos bastidores.


•Mabel diz que muitas personagens a marcaram, pois ela aprendeu com todas elas.


•Sobre as dublagens em época de pandemia, a dubladora disse que no início pararam geral, mas agora eles estão começando a gravar em casa, em home Studios (muitos dubladores têm um na própria casa). Os dubladores só vão dublar presencialmente caso se sentirem confortáveis.



Além de perguntas que outros participantes fizeram, Mabel também respondeu algumas perguntas que fizemos a ela, perguntas que nossos seguidores mandaram:


•Já aconteceu de você tossir enquanto dublava e teve que improvisar?


Mabel disse que acontece direto, e quando acontece eles fazem tudo de novo, mesma coisa caso eles espirram entre outras interrupções. Ela acrescentou também que algumas cenas que exigem arrotos, por exemplo, se eles não conseguem fazer, normalmente alguém tem que "chegar para socorrer".


•Qual foi a personagem mais complexa de fazer? (Em relação a ter que fazer mudanças mais difíceis na voz)


Mabel disse que não se lembra muito bem, mas que a Princesa Leia foi o trabalho recente mais complicado, pois ela dublou a personagem muito antes dos novos filmes, e agora ela (a personagem) já era uma senhora e general, portanto a personagem era mais séria, por isso teve que fazer a dublagem pedacinho por pedacinho.


•Já perdeu alguma chance de pegar um papel por estar gripada/rouca?


Mabel disse que já perdeu sim, por estar rouca, por causa da gravidez ou por ter tido bebê, mas claro que, quando dava para remarcar, remarcava, mas quando não dava...



Depois das perguntas a dubladora finalizou o bate-papo com algumas dublagens que não pudemos gravar, por conta de direitos autorais.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[CRÍTICA] Viúva Negra

🎬 [RESENHA] Do Que Os Homens Gostam

[CRÍTICA] Raya e o Último Dragão: Um Filme Sobre Esperança e Confiança