[TRAILER+ANÁLISE] Luca – Um Filme Sobre Identidade

Foi divulgado ontem (25) o trailer de "Luca", nova animação da Pixar. Confira o trailer e nossa análise:

Trailer


Análise

“Luca”, novo filme da Pixar que chegará aos cinemas esse ano, é uma linda história de amizade que se passa em uma pequena cidade litorânea na Itália. Será uma animação sobre amadurecimento em um verão inesquecível. Toda a diversão prometida para os personagens é ameaçada, porém, por um grande segredo: eles são lindas criaturas marinhas.

Sem enrolação, eu tenho certeza de que “Luca” será um dos melhores, senão o melhor filme da Pixar. O teaser trailer divulgado, com apenas 1 minuto e 27 segundos, me emocionou de uma forma profunda. Já no início do vídeo, com os sons de praia (saudades, praia) e com a fotografia diferente e colorida, me apaixonei.

O diretor da animação, o Enrico Casarosa, se recusou a aceitar o realismo na construção do filme: “O computador, naturalmente, meio que quer ser realista e perfeito. Então, sugeri: por que não podemos trazer um aspecto de pintura nos nossos filmes? Como usar texturas para que ele seja um pouco mais imperfeito?”

Essa alteração já é visível, tornando o filme, em minha opinião, o mais bonito da Pixar – visualmente falando.

Além da fotografia maravilhosa, o que mais me emocionou foi a história que, me baseando no trailer, será contada. Antes de iniciar meu pensamento, quero deixar claro que é tudo em cima do 1min e 27seg do teaser divulgado – então provavelmente será diferente do que imagino.

Aparentemente, os dois amigos não moram na cidade, foram apenas passar as férias de verão no lugar. Na sinopse da Disney, é informado que eles “vivem um verão inesquecível, repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter”. A cidade que – aparentemente – sobrevive da pesca é pequena e bem conservadora. A população parece ser um histórico trágico com criaturas marinhas; as famosas “histórias de pescador”. Ou seja, os dois garotos, que são diferentes da esmagadora maioria conservadora da cidade, precisarão desafiar os preconceitos e amadurecer. Em alguns fragmentos, são mostradas fotos e monumentos de seres marítimos sendo mortos, reforçando, assim, o medo que a população sente do diferente ou desconhecido – e mostrando que as reações são agressivas.

Para mim, ficou claro que é um filme sobre identidade e aceitação. A Pixar, durante toda sua história, sempre abordou temas relevantes de forma divertida, emocionante e simples – e não será diferente aqui. “Viva: a vida é uma festa” fala sobre família e luto. “Divertidamente”, sobre saúde mental. “Toy Story”, sobre amizade e lealdade. Aqui, por meio de “Luca”, serão trazidas a diversidade e a aceitação.

Em nossa sociedade, muitas vezes, grupos são marginalizados devido ao preconceito ou têm suas identidades reprimidas por medo. A Pixar, com toda sua maestria, trará uma mensagem extremamente importante para as crianças e, também, para os adultos.

Nos trailers são citados filmes famosos da produtora como referência para atrair novos públicos; e, normalmente, são filmes com temáticas ou estilos parecidos com o que será lançado. Nesse, recebemos “Viva: a vida é uma festa”, “Divertidamente” e “Toy Story”. Então a certeza de que haverá uma mensagem importante em “Luca” é grande. Já se prepare para levar um lenço, pois, com certeza, sairemos desidratados de tanto chorar durante o filme. Afinal, é da Pixar – toda essa fotografia animada, alegre e colorida é apenas para nos iludir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[CRÍTICA] Viúva Negra

🎬 [RESENHA] Do Que Os Homens Gostam

[CRÍTICA] Raya e o Último Dragão: Um Filme Sobre Esperança e Confiança