O Médico e o Monstro: A Complexidade do Ser Dual
“Nas sombrias ruas de Londres, um criminoso sem escrúpulos espreita. Seu nome é Sr. Hyde, e sua conexão íntima e injustificada com um respeitável médico da vizinhança, o Dr. Jekyll, é motivo de suspeita.”
Publicado pela primeira vez em 1886, ‘O Médico e o Monstro’ é aquela obra que você conhece porque todos falam sobre. Além de um clássico da literatura universal, é um livro totalmente instigante e surpreendente. Fala sobre um homem que, através da ciência, consegue separar seu lado bom do lado mau – e, quando assume essa perversidade, se transforma em um monstro
“Se sou o maior dos pecadores, também sou o maior dos sofredores.”
Com uma leitura simples e fluida, o livro desenvolve a história perfeitamente em poucas páginas. É impressionante como Robert Louis Stevenson, autor da obra, não deixa nada faltar. Ao longo das páginas e especialmente no final, fica claro que a história não se trata apenas de um simples conto, e sim de uma reflexão sobre a dualidade do ser humano.
Isso porque, como disse antes, um dos personagens consegue “se dividir” em dois, exprimindo a ideia de que todos nós temos uma versão boa e outra ruim e de que as duas andam conosco o tempo todo, sendo a ruim reprimida pela sociedade. Com isso, é possível perceber que Stevenson não criou um monstro individual, e sim social. Alguém que choca a sociedade com seu comportamento antiético e imoral. Sendo magricelo, baixinho e disforme, o vilão da trama tem a maldade concentrada em seu olhar. Enquanto isso, o médico bonzinho é alto e robusto, tímido e reflexivo.
“Foi no lado moral, e em minha própria personalidade, que aprendi a reconhecer a dualidade primitiva e completa do homem.”
Esse foi o primeiro contato que tive com o terror em uma leitura, e foi uma ótima escolha para começar. O enredo me prendeu do início ao fim e o suspense criado em torno da trama não me deixou largar o livro até que eu chegasse ao final. O autor construiu uma atmosfera de mistério que eu tinha sentido pouquíssimas vezes ao ler algo antes.
Para quem gosta de, através da leitura, explorar o lado sombrio da mente humana, esse é sem dúvidas um ótimo livro. ‘O Médico e o Monstro’ tem uma trama acentuada, que impacta o mundo da literatura desde seu lançamento – e com certeza continuará impactando as futuras gerações.
Revisado por: Stella Maya de Amorim
amei a review!!!
ResponderExcluirUis conceito
ResponderExcluiramei!! <3
ResponderExcluiramei!
ResponderExcluiradorei, traga mais gêneros de terror ❤️❤️
ResponderExcluirÓtima resenha, já atento para a próxima
ResponderExcluir