[RESENHA] “De: SePara: Si”Uma Mensagem Para Si
![](https://editorial-rainha7.webnode.com/_files/200000018-0484f04852/450/DE%20SE%20PARA%20SI%206-7.png?ph=b41f1b91b4)
Ficha Técnica
- Título: De Se Para Si
- Autor: Alisson Tomé
- Editora: Rainha Editorial
- Compre em: Editora Rainha
Nestes tempos difíceis, quando estamos presos dentro de casa, é difícil mantermos a mente aberta, os pensamentos saudáveis. Durante esta escuridão, até mesmo a luz é difícil de ser encontrada. Por isso, sempre iriei aclamar e agradecer à Cultura, que nos [me] permite viajar, sonhar e voar sem sair de casa. Nesse sentido; filmes, séries livros e poesias deixam os dias melhores e a vida mais doce. O Artefato Pop tenta, diariamente, transmitir essa – linda – magia da arte: em nossas redes e em nosso blog, constantemente, há indicações, artigos e análises de livros, filmes, seriados e, dessa vez, uma análise crítica de algo que todos amam: poesia.
Não é, no entanto, qualquer poesia. Chamado “De Se, Para Si”, é a 1ª edição de um conjunto de poemas escritos por Alisson Tomé. Criado e editado pela incrível editora ‘Rainha Editorial’, o livro de poesias é uma daquelas obras que, quando terminamos de ler, queremos simplesmente reler. Talvez eu esteja me adiantando um pouco, mas há grande chances desse livro se tornar aquele de cabeceira, para ler antes de dormir e encerrar o livro de forma perfeita, mesmo – e principalmente – naqueles dias ruins. Os poemas, todos ficcionais, nos fazem mergulhar na mente criativa do autor e olhar para nós mesmos. Ora, a poesia é a imagem da alma. Assim, à medida que a leitura flui, conseguimos nos ver, nos conhecer. A leitura dessa obra foi uma mensagem para mim sobre diversas coisas: amizade, amor, sonhos, futuro, liberdade, saudades, perdas e conflitos.
Eu li ‘De Se, Para Si’ três vezes, cada vez com uma interpretação diferente e acumulando um conhecimento novo de mim mesmo. Em alguns momentos, eu me via absorto em meus próprios pensamentos. Não acho necessário expô-los aqui, pois é algo bastante pessoal; porém, aconselho-te a ler e reler esses poemas, que são bem curtos e acessíveis – de fácil entendimento. Acredito que o leitor sairá da experiência como uma pessoa melhor. Afinal, em nossa vida, devemos sempre nos apresentar para nós, para nosso “eu”. Após minhas leituras, eu apresentei minha nudez – conflitos, angústias, opiniões e sentimentos – para mim. Dessa forma, consegui me livrar de uma máscara ou caricatura por detrás da qual me escondia involuntariamente. Nesse sentido, peço novamente: leia essas poesias, tire sua máscara, se conheça. Entendo que, em nossa vida, diante de tantos julgamentos e concepções pré-estabelecidas, é difícil expor nosso ego – mesmo para nós mesmos. Ainda assim, é libertador.
Cada uma das 18 poesias do livro acrescenta em alguma lição. Obviamente, é uma leitura totalmente subjetiva. Acredito que cada um irá tirar lições, pensamentos e reflexões diferentes. Porém, uma coisa é certa: você entenderá mais sobre seus amigos, família e, principalmente, sobre você mesmo. Com certeza lerei esse livro mais algumas vezes – e estou certo de que cada vez será diferente e trará novos acréscimos e interpretações.
Por fim, quero agradecer ao autor por essa obra, de verdade! Ajudará muitas pessoas a enxergarem coisas em suas vidas que não querem ou não podem ver. Quero destacar a parte técnica do livro, as ilustrações, feitas pela editora ‘Rainha Editorial’. Estão lindas e a edição está perfeita. Enfim, é gratificante quando obras como essa, tão importantes, aparecem em nossa vida. Antes de encerrar quero citar uma frase do livro que achei maravilhosa. Faz parte da poesia ‘O Poeta (e a Poesia)’:
❝ Entender que a poesia não é retrato
Não é recorte de nada
Nem daquilo que a faz existir
A poesia é a própria emoção
Rasgando as (i)realidades a fluir.❞
Nota: ★★★★★ (5/5)
Poemas preferidos: todos são incríveis, mas os que mais me agradaram foram ‘Sobre Saudade’, ‘Planos’ e ‘Organicidade’.
Leia também, e vamos ver se você concorda comigo!
Revisado por: Stella Maya de Amorim
Comentários
Postar um comentário